O Ministério da Saúde lança campanha para combater a Dengue e a Febre Chikungunya e foram escolhidos dois dias para realizar uma mobilização Nacional: 6 de Dezembro e 7 de Fevereiro.
A Febre Chikungunya e a Dengue tem um denominador em comum: ambas as doenças são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
Os principais sintomas são: febre acima de 39 graus, dor de cabeça e muscular, náusea e vermelhidão na pele, que começa no troco e avança para as extremidades do corpo.
Com a chegada do período das chuvas, a preocupação cresce em relação à proliferação destes insetos, que se reproduzem em recipientes contendo água parada e geralmente limpa.
É de suma importância à colaboração da população no sentido de ações preventivas, dentre elas:
- Mantenha bem tampados tonéis e barris de água.
-
- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.
-
- Coloque areia nos pratos de vasos de plantas.
-
- Vire vasilhames e garrafas.
-
- Não deixe pneus onde possa acumular água.
-
- Tampe a caixa d’água e coloque telas de proteção.
-
- Tampe as lixeiras.
As equipes de Saúde de Ilha Solteira estão intensificando as atividades na orientação e conscientização dos moradores nos imóveis e domicílios com o objetivo de controle dessas doenças.
Segundo o Secretario de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa “é preciso realizar um esforço conjunto para combater o mosquito. Se cada um olhar a sua própria casa contribui muito para a prevenção.
Divisão de Comunicação.
- Detalhes
- Publicado: 09 Dezembro 2014