Aplicação de inseticida para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Equipe de Controle de Endemias do Setor de Vigilância em Saúde de Ilha Solteira-SP.
A atividade de nebulização é indicada em áreas com risco de transmissão ou onde a transmissão já foi desencadeada. Ela é preconizada pela Organização Mundial da Saúde como último recurso para o controle de uma epidemia de dengue. A aplicação do inseticida é uma atividade segura e que não coloca em risco a população. O efeito do produto não tem ação residual, isto é, age somente no momento da aplicação.
Forma eficaz de controle da dengue: não deixar o Aedes aegypti, mosquito transmissor nascer em recipientes com água parada, e geralmente limpa.
“É importante que a população compreenda a importância do trabalho e colabore permitindo a entrada dos agentes em suas casas. Toda atividade não dura mais de 30 minutos e é importante para o controle do mosquito transmissor da dengue”.
Infelizmente, o setor de Vigilância em Saúde tem encontrado dificuldade na aplicação de inseticidas nos imóveis. Neste tipo de ação, aproximadamente 30% da população recusa esta atividade. Somando o índice de casas fechadas e recusa, não é possível fazer a atividade de nebulização em 60% de imóveis, comprometendo assim a eficácia do trabalho.
A Vigilância em Saúde orienta ainda que toda pessoa que apresentar sintomas clássicos de dengue como febre alta, dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, cansaço, indisposição, devem procurar atendimento médico.
O profissional de saúde, ao suspeitar da doença, irá notificar o fato, e as ações de combate ao mosquito será iniciada para se evitar a transmissão da doença.
Reidratação corporal e abastecimento das máquinas, parada obrigatória da Equipe de aplicação de inseticida.
Mosquito Aedes aegypti, um dos vetores da dengue. |
Uma microfotografia METmostrando vírions do vírus da dengue (aglomerado de pontos escuros próximo ao centro). |
Distribuição da dengue em 2006
Dengue epidêmica e A. aegypti
A. aegypti, sem dengue epidêmica
|
2 comentários:
Boa noite! Parabens pelo trabalho
Estou interessado em saber qual material é composto as roupas dos aplicadores
obgado
Oi, desculpe o atraso...
Esse material de EPIs usado pelos nossos aplicadores é tecido tipo sarja mista Algodão/Poliéster tratada com hidrorepelente, www.epiagricola.com.br -, ok.
Att.
John Cabral
Postar um comentário