Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Fauna Sinantrópica Nociva - Levantamento preliminar

Fauna Sinantrópica Nociva de Ocorrência em Ilha Solteira – SP.



LEVANTAMENTO PRELIMINAR
- Especial para o Setor de Agronomia, Pesca e Meio Ambiente.


Espécies sinantrópicas são aquelas que vivem próximas às habitações humanas. Estes animais aproximaram-se do homem devido à disponibilidade de alimento e abrigo, servindo-se de frestas em paredes e forros de telhado, ou mesmo objetos empilhados em quintais para se abrigar. A principal diferença entre os sinantrópicos e os animais domésticos(gatos, cães, galinhas, vacas etc.), é que estes são criados em benefício do homem, servindo como companhia, produção de alimentos, entre outros. Já os sinantrópicos são geralmente indesejáveis, por poderem transmitir doenças, inutilizar ou destruir alimentos, ou sujar as residências. Entre eles estão ratos, pombos, baratas, mosquitos, entre outros.

De Acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais renováveis através da Instrução Normativa nº 141 de 19 de dezembro de 2006 fauna sinantrópica nociva é aquela composta por espécies de animais que interagem de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública.

O controle destas espécies no município de Ilha Solteira segue orientação da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias – autarquia do Governo do Estado de São Paulo - através de atividades desenvolvidas pela Equipe de Controle de Endemias de Ilha Solteira.

A seguir um Levantamento Preliminar das espécies encontradas e pontos do Município onde foram encontradas; pessoas afetadas - relatos ou através de exame laboratorial e medidas de controle preconizadas.




 João Cabral de Araújo - IEC 

Nenhum comentário: